MUDANÇAS CLIMÁTICAS - ASPECTOS CONCEITUAIS

MUDANÇAS CLIMÁTICAS - ASPECTOS CONCEITUAIS

 

Aquecimento Global

Aquecimento global é o aumento das temperaturas médias da terra ao longo do tempo. Este aumento pode ser consequência de causas naturais e de atividades humanas. Isto acontece devido ao aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2).

 

Efeito Estufa

O Efeito estufa é decorrente de uma camada de gases sobre a superfície da terra composta, entre outros, por gás carbônico (CO2), metano (CH4), N2O (óxido nitroso) e vapor d água. Esse efeito é imprescindível para a vida na Terra, pois evita temperaturas muito baixas que não permitiriam a sobrevivência das espécies.

 

Consequências do aquecimento global

 

Dentre as consequência, ressalta-se o aumento da temperatura média do planeta, que tem elevado o nível do mar em função do degelo das calotas polares, podendo causar o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas.

Há previsão de eventos climáticos como tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões, tornados e tsunamis com repercussões imensuráveis à espécie humana e diferentes ecossistemas naturais.

 

Causas das mudanças climáticas e do aquecimento global

As Nações Unidas, através do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), afirma que há certeza que o aumento de temperatura na Terra é causada pela ação antrópica.

No período da Revolução industrial, a concentração original de dióxido de carbono subiu bastante até os dias atuais, contribuindo sobremaneira para o efeito estufa. Dessa forma, admite-se que as atividades humanas têm influência significativa nas mudanças climáticas.

 

Atividades humanas que causam o aquecimento global

 

As atividades humanas descritas a seguir causam o aquecimento global:

1 - Queima de combustíveis fósseis;

2 - Atividades industriais e transportes;

3 - Conversão do uso do solo;

4 - Agropecuária;

5 - Descarte de resíduos sólidos;

6 - Desmatamento.

As atividades citadas acima emitem grande quantidade de CO2 e de gases formadores do efeito estufa.

 

Principais gases de efeito estufa (GEE)

 

Os principais gases causadores do efeito estufa são: dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido nitroso. O dióxido de carbono (CO2) é o gás que mais contribui o para o aquecimento global, sendo  responsável por mais de 70% das emissões de GEE, e, ainda considerando que o seu tempo de permanência é de no mínimo cem anos. A quantidade de gás metano (CH4) emitida para a atmosfera é menor, todavia tem um potencial de aquecimento vinte vezes superior ao dióxido de carbono (CO2). Já o óxido nitroso e os clorofluorcarbonos (CFCs), apresentam concentrações menores na atmosfera, mas a sua capacidade de reter calor é de 310 a 7.100 vezes maior do que do que o dióxido de carbono (CO2).

 

Como combater o aquecimento global

 

1 - Diminuir o desmatamento;

2 - Uso de energias renováveis não convencionais como solar, eólica, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas;

3 - Utilização de  biocombustíveis como etanol e biodiesel;

4 _ Redução do consumo de energia e aumento da eficiência energética;

5 - Reduzir, reaproveitar e reciclar materiais;

6 - Utilizar tecnologias de baixo carbono;

7 - Transporte público com baixa emissão de GEE.